ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E JOVENS (3.ª ed.)

APRESENTAÇÃO
As denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes são cada vez mais frequentes. Estes crimes estão sujeitos à perícia psicológica, que implica por parte do técnico um treino especializado com a utilização de várias técnicas na recolha de informação. O vasto leque de investigação científica permite-nos conhecer os mais complexos aspetos relacionados com a dinâmica do abuso sexual, assim como, delinear as linhas mais adequadas e atualizadas de intervenção. A conceção deste curso pretende promover o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais necessárias a uma avaliação e intervenção sérias e eficazes, quando confrontados com questões relacionadas com o abuso sexual de crianças e jovens.

Objetivos
Promover um maior conhecimento sobre as questões relacionadas com a sexualidade e o abuso sexual. Promover o confronto de mitos e ideias erradas com conhecimentos científicos. Reconhecer o papel da psicologia no Sistema Judicial e as especificidades da avaliação psicológica forense de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Destinatários
Estudantes universitários e licenciados das áreas da Psicologia, Saúde, Criminologia, das Ciências Sociais, Direito, Policias, Profissionais da Carreira Judiciária e áreas afins ou equivalente legal.
PLANO CURRICULAR
1. Enquadramento da problemática dos abusos sexuais: conceitos, incidência e prevalência.
2. Principais modelos explicativos do comportamento do agressor.
3. Indicadores físicos, psíquicos, sexuais e sociais dos abusos sexuais.
4. Consequências a curto e a longo prazo dos abusos sexuais.
5. Fatores que agravam as consequências dos abusos sexuais.
6. Contextualizar o papel do psicólogo no Sistema Judicial.
7. Enquadramento legal e conceptual.
8. O processo de avaliação psicológica forense.
9. Instrumentos utilizados na avaliação psicológica forense.
10. Estudo de casos.
FORMADORAS
Mestre Teresa Cunha - Psicóloga Clínica, Sexóloga e Formadora no IPNP, sendo Coordenadora do Serviço de Sexologia no mesmo Instituto. Tem colaborado com várias instituições (de infância e juventude) na dinamização de ações de sensibilização na área da educação para a sexualidade e de projetos de educação sexual. Autora do Projeto “(Des)envolver” - Projeto de Educação para a Sexualidade. Formadora em várias entidades nas áreas de Psicologia e Sexologia. Licenciada em Psicologia pelo ISMAI, com Especialização Interdisciplinar em Direito das Crianças pela Universidade Católica do Porto - UCP. Mestre em Sexologia pelo ISMAI. Formadora certificada pelo IEFP e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Prof. Dra. Telma Almeida - Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Pós-Graduada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade Fernando Pessoa. Professora Auxiliar no Instituto Superior Ciências da Saúde Egas Moniz. Psicóloga Forense no ServPsi - Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, onde trabalha no domínio da avaliação e intervenção com vítimas de crime. Investigadora na área da Vitimologia, com interesse particular pelo estudo da vitimação infantil.

6 de junho de 2014: 19h00-23h00
7 de junho de 2014: 10h00-13h00 / 14h30-17h30

Local de realização:
IPNP - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto
Rua Alexandre Herculano, 371, 2.º Esq.
4000-055 Porto

INSCRIÇÕES

A inscrição deverá ser feita online, sendo obrigatória a anexação da seguinte documentação digitalizada:
- Certificado de Habilitações;
- Cartão de Estudante (quando aplicável);
- Comprovativo de pagamento da inscrição.

Até 16 de maio de 2014: €80
Até 23 de maio de 2014: €100
Até 30 de maio de 2014: €120

Data limite para inscrições: 30 de maio de 2014

Condições especiais (não acumuláveis)
- Estudantes: desconto de 5%
- Grupos a partir de 4 elementos: desconto de 5%.
- Ex-formandos: desconto de 10%.

Pagamentos
Os pagamentos deverão ser feitos por transferência bancária, com o envio obrigatório do comprovativo.
NIB: 0018 0003 1745 1857 02023.

NOTAS

Inscrições. A inscrição apenas é validada após o respetivo pagamento, que deverá ser efetuado por transferência bancária. Será a receção do talão ou documento comprovativo da mesma que validará a inscrição. A metodologia de validação será efetuada via e-mail ou contato telefónico. A validação e ordenação das inscrições respeitam a ordem de entrada do comprovativo de pagamento, mediante o número de vagas disponíveis. As inscrições que não forem acompanhadas pelo pagamento ou seu comprovativo não asseguram a participação na ação em que o formando se inscreve.
Cancelamento da inscrição. Caso os inscritos não preencham o número mínimo de vagas (fixado caso a caso pelo IPNP), a formação será cancelada ou a data de realização da mesma será adiada, e os formandos serão devidamente notificados e reembolsados na totalidade do valor pago, no prazo máximo de cinco dias úteis.
Assiduidade. Quando o número de faltas do formando excede em 15% do total do número de horas da formação, o formando será considerado desistente, perde o direito ao certificado e não haverá lugar a repetição da formação e/ou reembolso do pagamento efetuado.
Certificado. O valor da inscrição inclui a frequência da formação nos parâmetros publicitados, a documentação de apoio e certificado de participação. A emissão do certificado encontra-se dependente da assiduidade anteriormente referida.
Desistências e devoluções. Nas desistências comunicadas até 15 dias antes do início da formação, haverá direito à devolução de 50% do valor de inscrição já pago. A partir deste prazo não há lugar a qualquer reembolso, não sendo emitido o certificado de participação.

Inscrição Online