INSTITUTO DE PSICOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA DO PORTO SET'13
 
Notícias IPNP

 


O IPNP deseja-lhe um bom regresso!

Setembro é para muitas pessoas sinónimo de regresso ao trabalho e às aulas. Depois de um período revigorante, onde as preocupações são deixadas de lado a favor do lazer e da família, chega a altura de adotar um novo ritmo de vida, para si e para os seus.

Desejamos-lhe um tranquilo e motivante regresso!

 

 


 

 

 

 

 

 

 


A decorrer!

Durante o mês de setembro, encontram-se a decorrer consultas GRATUITAS de SEXOLOGIA, no âmbito do Dia Mundial da Saúde Sexual, celebrado ao dia 4 do mesmo mês.

Esta iniciativa, que está a receber forte adesão, é essencialmente de esclarecimento e aconselhamento, dirigida a adolescentes, adultos e adultos de idade avançada, com dúvidas nas áreas relacionadas com a saúde sexual e a sexualidade em geral.

Dirige-se igualmente a indivíduos que estejam perante uma dificuldade no funcionamento sexual e necessitem do encaminhamento adequadopara o seu problema, e também a pais que tenham dúvidas ou inquietações relacionadas com o desenvolvimento e a educação do/a seu/sua filho/a.
 

 

 


 

 

 

 

Faça o download do flyer informativo! 
 

 

 


Colaboração internacional

SERVIÇO DE NEUROPSICOLOGIA > Outras Atividades

O serviço de Neuropsicologia do IPNP iniciou em Abril de 2012 uma colaboração com a empresa Transperfect, sediada em Nova Iorque, que tem proporcionado a realização de Medical Reviews de textos dentro da área da Neuropsicologia.

Estre trabalho é da responsabilidade da Dra. Susana Oliveira, Neuropsicóloga no IPNP, que realiza a revisão e tradução de testes e textos relacionados com a avaliação neuropsicológica de demências, questionários de avaliação da depressão na população geriátrica, testes neuropsicológicos em geral e da avaliação de afasias e outras dificuldades de linguagem em específico.

Através desta colaboração internacional, o Serviço de Neuropsicologia pretende manter um trajecto de diversificação do seu âmbito de acção, e assim fazer a ponte entre as áreas clínicas e científica da neuropsicologia. 
 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 


Entrada gratuita!

O PAPEL DOS PAIS NAS ESCOLHAS VOCACIONAIS DOS FILHOS
Tertúlia para pais

"Falo ou não falo?" 
"Digo-lhe o que penso ser o melhor caminho?" 
"Deixo-o escolher sozinho?" 
"O meu dever de pai/mãe é orientá-lo?" 
"Vale a pena pensar no assunto?" 
"Não lhe digo nada para que escolha livremente?" 

25 de outubro de 2013 > 18h30

Entrada gratuita, com inscrição obrigatória.
Mais informações aqui.

 

 

 

 

 
 
 
                   
  O IPNP informa:    
                   
   

SOPHIA - Novo programa de formação para +50 anos

A Universidade Católica de Braga, vai abrir, no próximo mês de outubro, pela primeira vez, o programa SOPHIA, um curso de extensão universitária destinado a pessoas com mais de 50 anos. As pré-inscrições podem ser feitas on-line ou nos serviços académicos das Faculdades de Filosofia, Teologia ou Ciências Sociais. O início das aulas está previsto para o dia 28 de outubro.

Mais informações aqui.

   
                   
                   
   

ENVELHECIMENTO CEREBRAL E DEMÊNCIA NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

No âmbito do projecto “Trissomia 21 - Caracterização de Uma População Adulta Portuguesa” – PTDC/PSI-PCO/104296/2008, realizar-se-á no Centro Garcia de Orta, no dia 30 de Setembro de 2013, o seminário “Envelhecimento Cerebral e Demência na Deficiência Intelectual”, em colaboração com as instituições envolvidas no projecto, Hospital Garcia de Orta, ISPA-IU e Cercizimbra. O Seminário será composto por conferências convidadas proferidas por especialistas de renome relacionadas com o tema e por comunicações livres. O Seminário tem como objetivo o aprofundamento de conhecimentos na área da Deficiência Intelectual, particularmente nos desafios que se colocam a esta população em termos de envelhecimento cerebral, deterioração cognitiva e demência e saúde mental. Mais informações aqui.

   
                   
                   
   

ENCONTRO DE BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA

O IPNP, enquanto entidade parceira da CLASP, vem divulgar que, no âmbito dos grupos de trabalho das instituições parceiras da Rede Social do Porto (CLASP), a Unidade NEFIS (Necessidades Específicas de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) irá realizar o "Encontro de Boas Práticas na área da Deficiência", no dia 20 de Setembro, às 9h00, no CEFPI - Centro de Educação e Formação profissional Integrada (Rua de Vila Nova, 1323, Aldoar - Porto). Esta formação integra o Plano de Ação da UOR-NEFIS 1/2 para 2013.

Informações e inscrições através do e-mail nefisclasp@gmail.com.

   
                   
         
         
         
  Sugestões culturais      
         
 
cinema
 
BLUE JASMINE
Título original: Blue Jasmine
De: Woody Allen

EUA, 2013, Cores, 98 min.
 
"Depois de tudo na sua vida se ter desmoronado, incluindo o seu casamento, Jasmine muda-se para o modesto apartamento da irmã, para se tentar recompor de novo. Jasmine chega a São Francisco num estado mental frágil, e falta-lhe qualquer capacidade prática de cuidar de si própria. O problema de Jasmine é que funciona em função da maneira como é vista pelos outros, ignorando o que se passa à sua volta. Delicadamente interpretada por uma muito real Cate Blanchett, Jasmine conquista a nossa compaixão porque se torna um inconsciente instrumento da sua própria queda. O novo drama de Woody Allen é um filme sobre as terríveis consequências que podem resultar quando as pessoas afastam os olhos da realidade e da verdade que não querem ver." // Fonte.
 

 


 

 
         
         
 

música

"Nepenthe" - Julianna Barwick
Secretly Canadian; distri. Popstock

"De cada vez que alguém faz música que vive do silêncio e onde coros planantes emergem, duas ou três coisas acontecem: ou a música é acusada de ser new age, ou alguém gasta linhas e linhas de texto a falar do carácter contemplativo daquelas notas. Nas notas que tirámos enquanto ouvíamos Nepenthe, porém, nada disto se passou, antes abusámos do adjectivo “bonito”. Mais propriamente, escrevemos dez vezes a palavra “bonito”, tantas quantas as faixas do disco. Para que não nos acusem de repetição, convém realçar que por vezes escrevemos “muito bonito” e outras apenas “bonitinho”. Quase tudo em Nepenthe vive da voz, que dispensa palavras. São ahs e ohs em ascensões delicadas, acompanhados por efeitos e por um mínimo de instrumentação (o que parece ser um piano, algumas cordas), que vão acumulando detalhes e aumentando de intensidade. Há uma espécie de ausência propositada de soluções capaz de impor uma beleza quase angelical ou de conduzir gente com problemas de sono ao descanso mais merecido." // Fonte.

 

 

 
         
         
  O IPNP deseja-lhe uma excelente semana!    
         
INSTITUTO DE PSICOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA DO PORTO
Rua Alexandre Herculano, 371, 2.º Esq. - 4000-055 Porto
Telefone/Fax: 222 019 839 | Telemóvel: 916 101 907
Url: www.ipnp.pt | E-mail: geral@ipnp.pt