COLABORAÇÃO INTERNACIONAL


O Serviço de Neuropsicologia do IPNP iniciou em Abril de 2012 uma colaboração com a empresa Transperfect, sediada em Nova Iorque, que tem proporcionado a realização de Medical Reviews de textos dentro da área da Neuropsicologia. 

Este trabalho é da responsabilidade da Dra. Susana Oliveira, Neuropsicóloga no IPNP, que realiza a revisão e tradução de testes e textos relacionados com a avaliação neuropsicológica de demências, questionários de avaliação da depressão na população geriátrica, testes neuropsicológicos em geral e da avaliação de afasias e outras dificuldades de linguagem em específico. 

Através desta colaboração internacional, o Serviço de Neuropsicologia pretende manter um trajecto de diversificação do seu âmbito de ação, e assim fazer a ponte entre as áreas clínicas e científica da neuropsicologia.



NEUROPSICOLOGIA


AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Em casos de lesões cerebrais ou de compromissos desenvolvimentais (crianças e adultos), o diagnóstico neuropsicológico proporciona um perfil do funcionamento cognitivo e emocional em termos de  capacidades preservadas e em defeito. Procura identificar as dificuldades funcionais decorrentes de traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, tumores intra-cranianos e patologias degenerativas, que resultam em disfunções dos processos mentais superiores, dificuldades comportamentais e distúrbios de personalidade. 

   





REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A reabilitação neuropsicológica procura promover o melhor aproveitamento das capacidades preservadas, desenvolvendo o uso de estratégias compensatórias e a aquisição de novas habilidades, além de auxiliar na adaptação às perdas, que serão permanentes. Assim, e na sequência do diagnóstico neuropsicológico, é delineado um plano de reabilitação, ao nível dos processos cognitivos (linguagem, memória, atenção, orientação espacial, funções executivas, etc.), proporcionando uma autonomia e maior qualidade de  vida. 

   



Tópicos de interesse



     
 
Os cérebros que olham
para o cérebro
Fundação Champalimaud.
Jornal "Público",
24 de setembro de 2011.
  
Emocionalidade e
Racionalidade
:
uma leitura pessoal,
com Damásio. 
De Daniel Serrão. 
  
Neurobiologia Del Amor 
Discurso de ingresso na 
Associação Espanhola
de Médicos Escritores
e Artistas - Jose Rojo.