SUPERVISÃO CLÍNICA
PSICOLOGIA
A supervisão clínica é incontornável para todos os profissionais de Psicologia, devido à sua importância na formação dos mesmos como psicólogos e terapeutas aptos a exercerem a sua profissão, e constitui também a forma de garantir que o paciente receba um tratamento competente.
Consequentemente, em vários países, é obrigatório que a prática clínica seja supervisionada para trabalhar como psicoterapeuta.
Em Portugal, à falta de legislação adequada, a procura de supervisão nasce da sensibilidade de cada psicólogo para as suas próprias necessidades no seu processo de aprendizagem, para o processo de construção da sua própria identidade como terapeuta, e também para a especificidade transformadora do vínculo terapêutico no sentido das necessidades desenvolvimentais dos seus pacientes.
Com o objectivo de fornecer apoio para desenvolver o pensamento clínico, para escutar o paciente, observar e compreender o que ocorre na sessão, e formular conclusões e interpretações, dispomos de supervisores especializados, de orientação psicodinâmica e psicanalítica.
Supervisora: Valéria Sousa-Gomes

